Uma reflexão sobre as escolhas de alguns alunos ao término do Ensino Médio diante das pressões e desafios sociais
Palavras-chave:
Escola Disciplinar, Ensino Médio, Pressões Sociais, DecisõesResumo
Este artigo é parte de um trabalho realizado na conclusão do curso de licenciatura em matemática, pela Universidade Federal de Pernambuco, no Centro Acadêmico do Agreste. Pesquisando e observando os alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública, podemos perceber a necessidade de desenvolver uma pesquisa que buscasse levantar como objetivo, uma reflexão de como os alunos são subjetivados, agenciados e influenciados no processo de escolhas após essa fase. O processo da escolha, no final dessa etapa de ensino, traz uma bagagem de sentimentos que acaba influenciando nas decisões. A escola, família, sociedade, amigos, sonhos, inseguranças, são uns dos enfrentamentos que alunos nessa fase da educação precisam saber lidar, afim de ter autoridade em sua decisão. Iniciamos esse artigo com discussões a respeito de temas abordados pela Filosofia, trazendo Foucault, Guattari, Rolnik, além de outros discursos que envolve a educação em tempos atuais. Em seguida apresentamos os participantes, alunos do último ano do Ensino Médio, sobre um questionamento que lhes foram feitos: 1) O que você pretende fazer ao terminar o Ensino Médio? 2) Justifique um motivo pelo qual escolheu uma das opções anteriores. 3) Indique uma pessoa que você admira. Qual a profissão dele (a)? Adentrando na reflexão de suas respostas com as teorias apresentadas. Não com a intenção de rotular mas embarcar na discussão sobre essas decisões. Evidenciou-se nos resultados que a maior parte dos alunos tem como escolha o curso superior, seguindo pelo interesse na inclusão do mercado de trabalho, envolvidos nos fatores sociais.
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