Entre traços, tramas e travessias

a mobilização da História Oral para compreender um Grupo Escolar

Autores

  • Grasielly Santos Souza Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná (SEED-PR)
  • Mirian Maria Andrade Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Resumo

Este artigo é um desdobramento de uma pesquisa de Mestrado, a qual potencializou o uso de narrativas, produzidas de acordo com os parâmetros da História Oral, para tecer compreensões sobre uma proposta educacional– o Grupo Escolar Rural –, uma experiência pública do estado do Paraná, instituída por volta de 1940 e extinta em meados da década de 1970.  O objetivo, neste texto, é, por meio das narrativas orais produzidas com professoras que vivenciaram o Grupo Escolar Rural Usina Bandeirantes, disparar uma discussão sobre como elas permitem compreender a escola, contribuindo para repensar outros de elementos que a compõem. A lente teórica para esse exercício analítico baseia-se na análise de singularidades amparadas em Martins-Salandim (2012), e refletir sobre uma escola rural, intencionalmente construída para atender a um público específico, considerada como modelo por aqueles que narram suas memórias.

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Publicado

2021-06-05

Edição

Seção

Artigos