A Relação Professor-Aluno:
uma análise a partir da psicologia analítica
Resumo
A relação professor-aluno pode ser considerada como o centro da ação pedagógica em uma instituição de ensino. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar a relação professor-aluno e os impactos no ensino e na aprendizagem escolar sob a perspectiva da Psicologia Analítica, relacionando a aprendizagem com os tipos psicológicos e sentimentos presentes nesta relação. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa a partir de uma busca de artigos publicados em periódicos brasileiros disponíveis no portal PePSIC, a partir das palavras-chave Jung, relação, professor; Jung, relação, aluno e Jung, professor, aluno em todos os índices de busca. Como resultado, foram obtidos apenas cinco artigos que foram analisados a partir dos procedimentos definidos pela Análise de Conteúdo, que consiste em um conjunto de procedimentos de análise de discurso. A análise revelou, entre outras coisas que, a relação professor-aluno é permeada por conteúdos psíquicos que acompanham e interferem nos processos de ensino e de aprendizagem e, por isso, mais que aprendizagem de conteúdos curriculares, pode proporcionar transformações da personalidade desde que seja estabelecido um vínculo positivo e amoroso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.