A Relação Professor-Aluno:

uma análise a partir da psicologia analítica

Autores

  • Jader Otavio Dalto Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Carolina Caires Motta Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Resumo

A relação professor-aluno pode ser considerada como o centro da ação pedagógica em uma instituição de ensino. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar a relação professor-aluno e os impactos no ensino e na aprendizagem escolar sob a perspectiva da Psicologia Analítica, relacionando a aprendizagem com os tipos psicológicos e sentimentos presentes nesta relação. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa a partir de uma busca de artigos publicados em periódicos brasileiros disponíveis no portal PePSIC, a partir das palavras-chave Jung, relação, professor; Jung, relação, aluno e Jung, professor, aluno em todos os índices de busca. Como resultado, foram obtidos apenas cinco artigos que foram analisados a partir dos procedimentos definidos pela Análise de Conteúdo, que consiste em um conjunto de procedimentos de análise de discurso. A análise revelou, entre outras coisas que, a relação professor-aluno é permeada por conteúdos psíquicos que acompanham e interferem nos processos de ensino e de aprendizagem e, por isso, mais que aprendizagem de conteúdos curriculares, pode proporcionar transformações da personalidade desde que seja estabelecido um vínculo positivo e amoroso.

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Publicado

2021-06-11

Edição

Seção

Artigos