O Ensino da Estatística Inspirado na Educação Matemática Crítica

um projeto baseado em propostas investigativas para estudantes da educação básica

Autores

  • Dilson Ferreira Ribeiro Colégio Municipal Pelotense (CMP)

Resumo

RESUMO

Este relato de experiência mostra o desenvolvimento de um projeto que ensina estatística básica para estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental. Dentre os conteúdos ministrados tem-se: coleta de dados; construção e análise de tabelas e gráficos; porcentagem. O objetivo do projeto é permitir aos estudantes um olhar crítico em relação aos fatos que ocorrem em sua comunidade, conseguindo apresentar suas opiniões por meio de conhecimentos matemáticos. O texto aqui apresentado tem como objetivo refletir sobre a experiência de uma proposta de intervenção, pautada na Educação Matemática Crítica. Para isso, são destacadas seis etapas do projeto: apresentação/escolha do tema; produção de uma redação; elaboração de questões para entrevistas; realização das entrevistas; organização dos dados coletados; apresentação dos dados encontrados. A escrita versa em torno das habilidades sugeridas pela BNCC e das dificuldades encontradas pelos estudantes na realização das etapas. Na conclusão, a compreensão sobre a necessidade de desenvolver uma proposta de ensino significativo, permitindo que estudantes assumam o papel de protagonistas, tornando a Matemática mais do que um conjunto de regras, mas uma ferramenta capaz de auxiliar na compreensão e reflexão de temas que, por vezes, estão presentes no dia a dia de todas as pessoas.

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Publicado

2021-01-30

Edição

Seção

Relatos de Experiência