A Matemática Está em Tudo

uma proposta de divulgação científica na Amazônia

Autores

  • Claudina Azevedo Maximiano Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Venicio Favoretti Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas http://orcid.org/0000-0003-0123-7280
  • Pedro Italiano de Araújo Neto

Resumo

A proposta deste trabalho é relatar a experiência vivenciada na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento multidisciplinar que teve por objetivo discutir o fazer ciência na Amazônia. O evento foi realizado em duas calhas de rio - o Purus e o Solimões - com atividades envolvendo os municípios de Lábrea e Tefé, no estado do Amazonas A Semana produziu um movimento em torno das ações dialógicas, abordando questões relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão. Ao longo do evento foram desenvolvidas diversas atividades, utilizando-se uma pluralidade de recursos metodológicos dentre os quais se destacam: palestras, seminário, exposições, programa de rádio, experiências em laboratório, cine-fórum, teatro de fantoche e jogos. O objetivo da Semana foi alcançado, considerando-se o envolvimento das pessoas das cidades, comunidades e aldeias, num processo dialógico e dinâmico. 

Biografia do Autor

Venicio Favoretti, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Mestre em ciência da educação. Licenciado em Biologia. Professor do Instituto Federal do Amazonas.

Pedro Italiano de Araújo Neto

Licenciado em biologia e química.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Edição

Seção

Relatos de Experiência