Metodologias de Pesquisa em Investigações sobre a Formação de Professores que Ensinam Matemática

Autores

  • Elhane de Fatima Fritsch Cararo Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
  • Daniel Zampieri Loureiro Centro Universitário de Cascavel (UNIVEL)
  • Tiago Emanuel Klüber Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Resumo

Este artigo busca, entre outras coisas, compreender os procedimentos metodológicos utilizados nas pesquisas que tratam da formação de professores que ensinam Matemática. Para isso, analisamos os resumos e os procedimentos metodológicos dos artigos do grupo de trabalho: Formação de Professores que Ensinam Matemática, o GT 7 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM, apresentado no VI SIPEM – Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015. O solo sob o qual se desdobra a investigação emerge a partir da interrogação “o que se mostra das metodologias utilizadas nas pesquisas sobre formação de professores de Matemática do VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática?”, destacamos ainda, o caráter de metapesquisa e a postura fenomenológica de pesquisa, considerando que as discussões se dão ao longo das categorias intituladas: “Sobre o contexto das pesquisas” e “Sobre os procedimentos metodológicos, encaminhamentos e análise de dados” as quais revelam resultados que dizem do objeto de estudo e das características gerais das pesquisas. Revelam um modo dinâmico de fazer pesquisa o que pode indicar um avanço significativo no próprio processo formativo dos pesquisadores e na constituição de uma área de pesquisa mais densa e profícua.

Biografia do Autor

Elhane de Fatima Fritsch Cararo, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Docente na Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED) e na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, Paraná, Brasil. Endereço eletrônico: elhaneff@gmail.com.

Daniel Zampieri Loureiro, Centro Universitário de Cascavel (UNIVEL)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Docente no Centro Universitário de Cascavel (UNIVEL), Cascavel, Paraná, Brasil. Endereço eletrônico: zampiieri@hotmail.com.

Tiago Emanuel Klüber, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel, Paraná, Brasil. Endereço eletrônico: tiagokluber@gmail.com.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Edição

Seção

Artigos