Metodologias de Pesquisa em Investigações sobre a Formação de Professores que Ensinam Matemática
Resumo
Este artigo busca, entre outras coisas, compreender os procedimentos metodológicos utilizados nas pesquisas que tratam da formação de professores que ensinam Matemática. Para isso, analisamos os resumos e os procedimentos metodológicos dos artigos do grupo de trabalho: Formação de Professores que Ensinam Matemática, o GT 7 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM, apresentado no VI SIPEM – Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015. O solo sob o qual se desdobra a investigação emerge a partir da interrogação “o que se mostra das metodologias utilizadas nas pesquisas sobre formação de professores de Matemática do VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática?”, destacamos ainda, o caráter de metapesquisa e a postura fenomenológica de pesquisa, considerando que as discussões se dão ao longo das categorias intituladas: “Sobre o contexto das pesquisas” e “Sobre os procedimentos metodológicos, encaminhamentos e análise de dados” as quais revelam resultados que dizem do objeto de estudo e das características gerais das pesquisas. Revelam um modo dinâmico de fazer pesquisa o que pode indicar um avanço significativo no próprio processo formativo dos pesquisadores e na constituição de uma área de pesquisa mais densa e profícua.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.