Uma Análise das Metodologias Utilizadas em Teses Paranaenses que Abordaram a Modelagem Matemática como Temática no Período de 2008 a 2018

Autores

  • Marlon Dal Pasquale Junior Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Rodolfo Eduardo Vertuan Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Resumo

Esta pesquisa decorre de reflexões empreendidas na disciplina de Pesquisa em Educação em Ciências e Educação Matemática do programa de mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Unioeste, Campus de Cascavel - PR. Considerando a importância das pesquisas que partilham do mesmo tema que temos estudado nos últimos anos, a Modelagem Matemática, decidimos analisar as metodologias de pesquisa das teses paranaenses sobre Modelagem Matemática de programas de pós-graduação paranaenses de Educação e de Ensino de Ciências e Educação Matemática. O presente trabalho se constituiu uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de conhecer o tratamento que foi dado para os dados, as ferramentas e as teorias utilizadas por pesquisadores paranaenses que, em suas teses, realizadas no período de 2008 a 2018. Para tanto, foram feitas buscas no Banco de Teses da Capes no período de 2008 a 2018, identificando-se 20 teses produzidas nesse intervalo. O objetivo deste artigo é de revelar as metodologias, instrumentos de análises e referenciais teóricos utilizados nestas pesquisas. De modo geral, descobrimos que a maioria das pesquisas se amparam na Grounded Theory  ou na fenomenologia para investigar dados coletados por meio da aplicação de atividades com sujeitos, ou ainda, analisando relatos e outras produções escritas. Na maioria das pesquisas foram usados gravadores de áudio ou filmadora, porém em uma tese foi utilizado um software chamado Apowersoft. O softwre permite fazer gravações de tudo que os sujeitos fazem enquanto resolvem atividades usando computadores, onde o software ainda permite a gravação de áudio e vídeo.

Biografia do Autor

Marlon Dal Pasquale Junior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Mestre em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Docente na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campo Mourão, Paraná, Brasil. Endereço eletrônico: marlondpasquale@gmail.com.

Rodolfo Eduardo Vertuan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Toledo, Paraná, Brasil. Endereço eletrônico: rodolfovertuan@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Edição

Seção

Artigos