Atitude Fenomenológica na Educação Matemática em Escola Localizada no Campo
Resumo
Neste artigo inicialmente estão expostas compreensões sobre a atitude fenomenológica e o entendimento que educar demanda procurar o estabelecimento da intersubjetividade, por meio do diálogo, buscando pela compreensão dos significados individualmente atribuídos pelos indivíduos para uma dada situação. No texto é explicitado o significado do cuidado segundo a visão de mundo fenomenológica, focando a educação como um modo de cuidar para que os estudantes atualizem suas possibilidades no decorrer de suas vidas continuamente se constituindo pessoas humanas. É destacada a importância de considerar o mundo-vida habitado pelos estudantes no desenvolvimento de ações pedagógicas. Em seguida se encontra parte de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida em escola pública localizada no campo, considerando o mundo-vida habitado pelos estudantes envolvidos na elaboração de atividades para aulas de matemática A possibilidade da materialização das articulações demandou que a professora se dispusesse a estar junto com seus estudantes e com os conteúdos trabalhados de modo atento e cuidadoso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.