Estratégias de Ensino e Aprendizagem com Enfoque CTS em Cursos de Engenharia Civil

Autores

  • Valdir Rogério Corrêa Pinto Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP)
  • Mauro Sérgio Teixeira de Araújo Universidade Crueiro do Sul (UNICSUL)

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido a partir de intervenções didático-pedagógicas ativas envolvendo estudantes do curso de Engenharia Civil, em contraposição às abordagens tradicionais de ensino e aprendizagem. A pesquisa apresenta natureza qualiquantitativa, sendo fundamentada em documentos legais e nos objetivos do enfoque CTS, utilizando a abordagem temática associada à Metodologia da Problematização. Buscou-se ultrapassar a formação técnica e proporcionar aos estudantes o desenvolvimento de uma visão crítica voltada à solução de problemas realacionados ao cotidiano profissional dos engenheiros. As intervenções realizadas permitiram alcançar resultados satisfatórios em termos de aprendizagem de conhecimentos científicos e tecnológicos, assim como a ampliação da conscientização socioambiental relacionada aos problemas estudados pelos alunos, favorecendo seu exercício da cidadania.

Biografia do Autor

Valdir Rogério Corrêa Pinto, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP)

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Docente no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), Salto, SP, Brasil. Endereço eletrônico: rogério.prof.eng@gmail.com.

Mauro Sérgio Teixeira de Araújo, Universidade Crueiro do Sul (UNICSUL)

Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Docente e Pesquisador na Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). São Paulo, SP, Brasil. Endereço eletrônico: mstaraujo@uol.com.br.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Edição

Seção

Artigos