Estratégias de Ensino e Aprendizagem com Enfoque CTS em Cursos de Engenharia Civil
Resumo
Este trabalho foi desenvolvido a partir de intervenções didático-pedagógicas ativas envolvendo estudantes do curso de Engenharia Civil, em contraposição às abordagens tradicionais de ensino e aprendizagem. A pesquisa apresenta natureza qualiquantitativa, sendo fundamentada em documentos legais e nos objetivos do enfoque CTS, utilizando a abordagem temática associada à Metodologia da Problematização. Buscou-se ultrapassar a formação técnica e proporcionar aos estudantes o desenvolvimento de uma visão crítica voltada à solução de problemas realacionados ao cotidiano profissional dos engenheiros. As intervenções realizadas permitiram alcançar resultados satisfatórios em termos de aprendizagem de conhecimentos científicos e tecnológicos, assim como a ampliação da conscientização socioambiental relacionada aos problemas estudados pelos alunos, favorecendo seu exercício da cidadania.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.