Uma Perspectiva Histórica do Conceito de Continuidade Matemática
Resumo
Neste artigo apresentamos um levantamento bibliográfico sobre o contínuo, constituindo um panorama histórico desse objeto matemático e as considerações sobre o período que cada marco se insere. A complexa rede histórico-cultural que constitui um conhecimento é demasiada extensa em termos de perspectivas, sendo inalcançável sua apresentação em totalidade, portanto ressaltamos que se trata de um panorama, dentre outros possíveis, realizado no âmbito de uma pesquisa mais ampla sobre a continuidade matemática. Entendendo o ato de pesquisar como dinâmico, uma investigação pode ser elaborada sob o enfoque de diversas metodologias e solos teóricos, contudo, entendemos que no seu desenvolvimento devemos sempre levar em consideração o contexto histórico que a envolve. O contexto do contínuo que apresentamos remonta ao primado da Ciência Matemática difundida no Ocidente, a Grécia antiga, quando as primeiras questões, das quais se tem notícia, são postas sobre a continuidade e como foi se constituindo a formalização desse conceito pelos séculos seguintes. O último marco do nosso panorama se dá no início do século XX, com a crítica sobre a Análise Matemática feita por Hermann Weyl com base no conceito de continuidade. A elaboração de um contexto histórico pode abrir possibilidades de interpretação do objeto de pesquisa e lançar luz em caminhos a se percorrer.
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