Uma Perspectiva Histórica do Conceito de Continuidade Matemática

Autores

  • Bruno Henrique Labriola Misse Instituto Federal Catarinense (IFC)
  • Bruna Lammoglia Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Resumo

Neste artigo apresentamos um levantamento bibliográfico sobre o contínuo, constituindo um panorama histórico desse objeto matemático e as considerações sobre o período que cada marco se insere. A complexa rede histórico-cultural que constitui um conhecimento é demasiada extensa em termos de perspectivas, sendo inalcançável sua apresentação em totalidade, portanto ressaltamos que se trata de um panorama, dentre outros possíveis, realizado no âmbito de uma pesquisa mais ampla sobre a continuidade matemática. Entendendo o ato de pesquisar como dinâmico, uma investigação pode ser elaborada sob o enfoque de diversas metodologias e solos teóricos, contudo, entendemos que no seu desenvolvimento devemos sempre levar em consideração o contexto histórico que a envolve. O contexto do contínuo que apresentamos remonta ao primado da Ciência Matemática difundida no Ocidente, a Grécia antiga, quando as primeiras questões, das quais se tem notícia, são postas sobre a continuidade e como foi se constituindo a formalização desse conceito pelos séculos seguintes. O último marco do nosso panorama se dá no início do século XX, com a crítica sobre a Análise Matemática feita por Hermann Weyl com base no conceito de continuidade. A elaboração de um contexto histórico pode abrir possibilidades de interpretação do objeto de pesquisa e lançar luz em caminhos a se percorrer.

Biografia do Autor

Bruno Henrique Labriola Misse, Instituto Federal Catarinense (IFC)

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Docente no Instituto Federal Catarinense (IFC), Rio do Sul, Santa Catarina, Brasil. Endereço eletrônico: brunohlmisse@gmail.com.

Bruna Lammoglia, Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Docente no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Salto, São Paulo, Brasil. Endereço eletrônico: brunalammoglia@gmail.com.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Edição

Seção

Artigos