Representações Sociais dos Licenciandos em Matemática sobre o Ensino de Limites por meio da Teoria dos Registros de Representação Semiótica
Resumo
O objetivo da pesquisa foi coletar as representações sociais dos licenciandos em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, sobre o ensino de limites de funções por meio da Teoria de Raymond Duval. Para a apreensão das representações sociais houve a participação de 5 licenciandos em Matemática. Como base teórica, utilizamos os autores Raymond Duval, Serge Moscovici, Denise Jodelet. A pesquisa tem abordagem qualitativa do tipo pesquisa participante, os vídeos foram analisados seguindo a metodologia dos autores Arthur B. Powell, John M. Francisco e Carolyn Maher. Os vídeos foram realizados com o intuito de captar os áudios e as expressões dos participantes de modo a extrair as suas representações sociais implícitas e explícitas. Ao término da pesquisa, os alunos perpassaram a ideia de que a Teoria de Duval pode contribuir eficazmente para o ensino de limites de funções, e que a coordenação entre os registros de representação pode ajudar na compreensão deste conteúdo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.