Representações Sociais dos Licenciandos em Matemática sobre o Ensino de Limites por meio da Teoria dos Registros de Representação Semiótica

Autores

Resumo

O objetivo da pesquisa foi coletar as representações sociais dos licenciandos em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, sobre o ensino de limites de funções por meio da Teoria de Raymond Duval. Para a apreensão das representações sociais houve a participação de 5 licenciandos em Matemática. Como base teórica, utilizamos os autores Raymond Duval, Serge Moscovici, Denise Jodelet. A pesquisa tem abordagem qualitativa do tipo pesquisa participante, os vídeos foram analisados seguindo a metodologia dos autores Arthur B. Powell, John M. Francisco e Carolyn Maher. Os vídeos foram realizados com o intuito de captar os áudios e as expressões dos participantes de modo a extrair as suas representações sociais implícitas e explícitas. Ao término da pesquisa, os alunos perpassaram a ideia de que a Teoria de Duval pode contribuir eficazmente para o ensino de limites de funções, e que a coordenação entre os registros de representação pode ajudar na compreensão deste conteúdo.

Biografia do Autor

Aécio Alves Andrade, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

Mestre em Agroenergia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Paraíso do Tocantins, TO, Brasil. Endereço eletrônico: aecio@ifto.edu.br.

Alexandre Padilla, Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Docente no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), São Paulo, SP, Brasil. Endereço eletrônico: arquimedespad@gmail.com.

Cintia Aparecida Bento dos Santos, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Docente na Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), São Paulo, SP, Brasil. Endereço eletrônico: cintia.santos@cruzeirodosul.edu.br.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Edição

Seção

Artigos