Uma Análise das Pesquisas em Educação Matemática que Utilizam a Teoria Fundamentada nos Dados

Autores

  • Aparecida Santana de Souza Chiari Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Helber Rangel Formiga Leite de Almeida Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Resumo

O número de pesquisas em Educação Matemática vem crescendo de forma gradativa, em particular aquelas oriundas de trabalhos de conclusão de Programas de Pós-Graduação na área. Essas pesquisas primam pela abordagem da Pesquisa Qualitativa e, dentre elas, algumas utilizam a vertente da Teoria Fundamentada nos Dados. Pensando nisso, esse artigo tem o objetivo de realizar uma análise das pesquisas de mestrado e doutorado em Educação Matemática, desenvolvidas no período de 2009 a 2019, que utilizaram a Teoria Fundamentada nos Dados no processo de produção e análise de dados. Para isso, recorremos à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações para selecionarmos os estudos que compuseram essa pesquisa e, para comprendermos os caminhos trilhados, utilizamos a metanálise como metodologia de seleção e análise das dissertações e teses. Como resultados, apontamos para a potencialidade da Teoria Fundamentada nos Dados de se alinhar com problemas qualitativos dos mais variados contextos e naturezas, evidenciando que esta vertente de pesquisa pode ser mais uma alternativa a ser considerada no desenvolvimento de pesquisas em Educação Matemática.

Biografia do Autor

Aparecida Santana de Souza Chiari, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Docente na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. Endereço eletrônico: aparecida.chiari@ufms.br.

Helber Rangel Formiga Leite de Almeida, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Docente na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Pombal, Paraíba, Brasil. Endereço eletrônico: helber.rangel@gmail.com.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Edição

Seção

Artigos