Uma Análise das Pesquisas em Educação Matemática que Utilizam a Teoria Fundamentada nos Dados
Resumo
O número de pesquisas em Educação Matemática vem crescendo de forma gradativa, em particular aquelas oriundas de trabalhos de conclusão de Programas de Pós-Graduação na área. Essas pesquisas primam pela abordagem da Pesquisa Qualitativa e, dentre elas, algumas utilizam a vertente da Teoria Fundamentada nos Dados. Pensando nisso, esse artigo tem o objetivo de realizar uma análise das pesquisas de mestrado e doutorado em Educação Matemática, desenvolvidas no período de 2009 a 2019, que utilizaram a Teoria Fundamentada nos Dados no processo de produção e análise de dados. Para isso, recorremos à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações para selecionarmos os estudos que compuseram essa pesquisa e, para comprendermos os caminhos trilhados, utilizamos a metanálise como metodologia de seleção e análise das dissertações e teses. Como resultados, apontamos para a potencialidade da Teoria Fundamentada nos Dados de se alinhar com problemas qualitativos dos mais variados contextos e naturezas, evidenciando que esta vertente de pesquisa pode ser mais uma alternativa a ser considerada no desenvolvimento de pesquisas em Educação Matemática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.