Aprendizagens de Professores que Ensinam Matemática no Contexto da Lesson Study

Autores

  • Renata Camacho Bezerra Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Maria Raquel Miotto Morelatti Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Resumo

A Lesson Study é um processo formativo pautado na reflexão sobre a prática do professor, que tem como foco a aprendizagem do aluno. Neste artigo temos por objetivo compreender como ocorre, num ciclo formativo da Lesson Study, os processos de aprendizagens dos professores. Os dados desta pesquisa foram produzidos no ano de 2016 com dezesseis professores numa escola Municipal de Foz do Iguaçu/PR. Como resultados, a pesquisa apontou que não há um momento único de aprendizagem, mas diferentes momentos ao longo do processo, nos quais se destacaram as aprendizagens de conteúdos e de prática pedagógica.

 

Biografia do Autor

Renata Camacho Bezerra, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/SP). Docente na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. Endereço eletrônico: renatacamachobezerra@gmail.com.

Maria Raquel Miotto Morelatti, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). Docente na Universidade Estadual Paulista (UNESP), Presidente Prudente, São Paulo, Brasil. Endereço eletrônico: maria.raquel@unesp.br

Downloads

Publicado

2020-06-30

Edição

Seção

Artigos