Movimento como Possibilidade para a Compreensão do Objeto Geométrico
Resumo
Este artigo apresenta uma discussão sobre o estudo de geometria com tecnologias a partir de uma pesquisa de mestrado em Educação Matemática. Expomos dados de um trabalho com o software GeoGebra no ensino de geometria que busca compreender as potencialidades do mesmo para a aprendizagem geométrica, destacando o movimento do objeto como parte relevante desse processo. A metodologia assumida na pesquisa é de cunho qualitativo com abordagem fenomenológica. Neste artigo o objetivo é discutir o modo pelo qual as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) permitem trabalhar atividades na sala de aula do 7º ano do Ensino Fundamental, explorando o movimento de sólidos geométricos. Para tanto, elegemos uma atividade, dentre as desenvolvidas com os alunos para discutir o raciocínio expresso por eles quando há manipulação do software.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.