Movimento como Possibilidade para a Compreensão do Objeto Geométrico

Autores

  • Raissa Samara Sampaio Instituto São José (ISJ)
  • Vanessa de Oliveira Colégio Tableau

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão sobre o estudo de geometria com tecnologias a partir de uma pesquisa de mestrado em Educação Matemática. Expomos dados de um trabalho com o software GeoGebra no ensino de geometria que busca compreender as potencialidades do mesmo para a aprendizagem geométrica, destacando o movimento do objeto como parte relevante desse processo. A metodologia assumida na pesquisa é de cunho qualitativo com abordagem fenomenológica. Neste artigo o objetivo é discutir o modo pelo qual as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) permitem trabalhar atividades na sala de aula do 7º ano do Ensino Fundamental, explorando o movimento de sólidos geométricos. Para tanto, elegemos uma atividade, dentre as desenvolvidas com os alunos para discutir o raciocínio expresso por eles quando há manipulação do software.

Biografia do Autor

Raissa Samara Sampaio, Instituto São José (ISJ)

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Docente no Instituto São José (ISJ), São José dos Campos, São Paulo, Brasil. Endereço eletrônico: raissa.samara@yahoo.com.br.

Vanessa de Oliveira, Colégio Tableau

Doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Docente no Colégio Tableau, Pindamonhangaba, São Paulo, Brasil. Endereço eletrônico: vanessadeoliveira31@yahoo.com.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Edição

Seção

Artigos