Educação Matemática Crítica e Espaços Democráticos de Formação
aproximações e desafios em um contexto de escola do campo
Resumo
Apresentamos neste artigo um estudo desenvolvido sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica em uma Escola Estadual de Educação Básica, com atuação em área rural de assentamentos da reforma agrária na região da campanha, estado do Rio Grande do Sul (RS). Este trabalho contempla uma análise de conteúdo desenvolvida a partir do Projeto Político Pedagógico da instituição e de uma entrevista semiestruturada realizada com o vice-diretor da escola. O objetivo deste estudo é identificar as aproximações entre os princípios da Educação Matemática Crítica e as concepções pedagógicas defendidas pela Instituição de Ensino em seu Projeto Político Pedagógico (PPP) e como essas aproximações são percebidas na prática, sob o ponto de vista do vice-diretor da escola. Através da análise realizada, percebemos como pontos de convergência: a preocupação da instituição com uma educação para a transformação social e a formação humana; o compromisso com a democracia, de modo que as relações estabelecidas em sala de aula atendam aos princípios democráticos; o reconhecimento da importância da interdisciplinaridade e da articulação dos processos de ensino e aprendizagem à realidade dos estudantes, ao mesmo tempo em que as declarações do gestor apontam para a resistência da área das ciências exatas em atender a esses princípios. Portanto, reconhecemos a relevância da incorporação da Educação Matemática Crítica nas atividades pedagógicas da instituição.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.