O Tema "Água" nos Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

Autores

  • Natiely Quevedo dos Santos Rede Estadual de Ensino em Santa Helena
  • Lourdes Aparecida Della Justina Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Resumo

Este estudo tem o objetivo de analisar as pesquisas sobre o tema ‘Água’ publicadas nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC, em cinco edições realizadas, compreendendo o período de 2009 a 2017, buscando averiguar se essa temática se faz presente e como se caracterizam essas pesquisas nos trabalhos publicados nos referidos eventos. Foi realizado um estudo do tipo estado da arte, adotando-se como critério de seleção as palavras-chave: "água" e ‘’recurso hídrico’’. Os resultados evidenciam que, de um total de 5.297 trabalhos publicados nas cinco últimas edições analisadas, 29 trabalhos apresentam o termo "água". Percebe-se que a temática se faz presente no evento ENPEC, com apresentação de trabalhos direcionados principalmente à Educação Básica, em especial ao Ensino Fundamental – anos finais. A maioria dos artigos publicados apresenta, como gênero de pesquisa, a análise de conteúdo com cunho qualitativo. As questões debatidas nos trabalhos que envolvem o tema vão desde a preocupação com a escassez de água, poluição, qualidade, preservação, conhecimentos sobre o seu ciclo, ações ambientais, até sua composição, características e fórmula química. Salientamos a necessidade de mais pesquisas voltadas aos outros níveis de ensino e estudos de intervenções no ensino que abordem a importância que a água possui para a manutenção da vida.

Biografia do Autor

Natiely Quevedo dos Santos, Rede Estadual de Ensino em Santa Helena

Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Docente na Rede Estadual de Ensino em Santa Helena, Paraná, Brasil. Endereço eletrônico: natielyquevedo@gmail.com.

Lourdes Aparecida Della Justina, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Doutora em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Docente na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Cascavel, Paraná, Brasil. Endereço eletrônico: lourdesjustina@gmail.com.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Edição

Seção

Artigos