O Tema "Água" nos Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo
Este estudo tem o objetivo de analisar as pesquisas sobre o tema ‘Água’ publicadas nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC, em cinco edições realizadas, compreendendo o período de 2009 a 2017, buscando averiguar se essa temática se faz presente e como se caracterizam essas pesquisas nos trabalhos publicados nos referidos eventos. Foi realizado um estudo do tipo estado da arte, adotando-se como critério de seleção as palavras-chave: "água" e ‘’recurso hídrico’’. Os resultados evidenciam que, de um total de 5.297 trabalhos publicados nas cinco últimas edições analisadas, 29 trabalhos apresentam o termo "água". Percebe-se que a temática se faz presente no evento ENPEC, com apresentação de trabalhos direcionados principalmente à Educação Básica, em especial ao Ensino Fundamental – anos finais. A maioria dos artigos publicados apresenta, como gênero de pesquisa, a análise de conteúdo com cunho qualitativo. As questões debatidas nos trabalhos que envolvem o tema vão desde a preocupação com a escassez de água, poluição, qualidade, preservação, conhecimentos sobre o seu ciclo, ações ambientais, até sua composição, características e fórmula química. Salientamos a necessidade de mais pesquisas voltadas aos outros níveis de ensino e estudos de intervenções no ensino que abordem a importância que a água possui para a manutenção da vida.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.