Análise dos Periódicos Qualis/CAPES

traçando o perfil da área de ensino de ciências e matemática

Autores

  • Alessandra Crystian Engles dos Reis Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Cléria Maria Wendling Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Kassiana da Silva Miguel Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Luciana Del Castanhel Peron Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Maira Vanessa Bär Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Saulo Cézar Seiffert Santos Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Wander Mateus Branco Meier Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Márcia Borin da Cunha Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Resumo

Observa-se nos últimos anos um significativo aumento do volume de periódicos e consequente produção de artigos científicos, fomentado pelo número crescente dos programas de pós-graduação no país. Neste estudo, tem-se como cenário a avaliação dos periódicos ranqueados pela CAPES e as produções contidas nesses periódicos, concentrando-se na análise dos aspectos metodológicos presentes nos artigos. Para tanto tomamos uma fração entre 2013-2016, na área de Ensino, de revistas ranqueadas como excelentes e de boa qualidade pelo Qualis. Essa fração contou com oitenta e quatro artigos contidos nas edições mais recentes de nove revistas mistas, cujo escopo refere-se aos campos da educação em ciências e educação matemática. O processo coletivo de trabalho agregou dados significativos, em sua análise, permitindo a avaliação do conteúdo dos artigos, a época da coleta de dados e dos elementos formais e de impacto dos periódicos. Constatou-se, preponderantemente, estudos qualitativos com ênfase para a utilização de categorias e plurianálise. Salienta-se, certa timidez dos autores, quanto a exposição sobre a natureza dos estudos, e a utilização rotineira, de distintos instrumentos de coleta de dados associados.

Biografia do Autor

Alessandra Crystian Engles dos Reis, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Cascavel, Paraná, Brasil. Endereço eletrônico: acereis75@gmail.com.

Cléria Maria Wendling, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Santa Maria (UFSM). Docente na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Cascavel, Paraná, Brasil. Endereço eletrônico: cleriamwe@gmail.com.

Kassiana da Silva Miguel, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Cascavel, Paraná, Brasil. Endereço eletrônico: kassianamiguelunioeste@gmail.com.

Luciana Del Castanhel Peron, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Mestre em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. Endereço eletrônico: lucianaperon@hotmail.com.

Maira Vanessa Bär, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Cascavel, Paraná, Brasil. Endereço eletrônico: mairabio4@hotmail.com.

Saulo Cézar Seiffert Santos, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutor em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Docente na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Manaus, Amazonas, Brasil. Endereço eletrônico: sauloseiffert@ufam.edu.br.

Wander Mateus Branco Meier, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Docente na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Palotina, Paraná, Brasil. E-mail: wandermateus@yahoo.com.br.

Márcia Borin da Cunha, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Cascavel, Paraná, Brasil. Endereço eletrônico: borin.unioeste@gmail.com.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Edição

Seção

Artigos