O Trabalho Infantil em Três Vozes na Educação de Jovens e Adultos
Resumo
O artigo apresenta extratos de uma pesquisa de ênfase qualitativa, desenvolvida no PPGE/UFOP. A demanda principal foi o recolhimento de narrativas biográficas com enfoque em processos de escolarização. O ponto de partida para a construção de um quadro de entrevistados foi a aplicação de um questionário a pessoas na faixa etária acima dos 50 anos, frequentes na Educação de Jovens e Adultos – EJA, em uma escola do município de Itabirito – MG. O questionário abrangeu dados pessoais e questões sobre a escolarização dos pais e o porquê do retorno atual à escola. Os dados recolhidos permitiram a seleção de pessoas para entrevistas individuais. Com fundamentos metodológicos na história oral, dá-se a ver, em três vozes, os fenômenos do trabalho infantil doméstico e da ausência e/ou precária escolarização no passado. Acreditamos que as versões das pessoas entrevistadas presentes nesse texto venham somar-se à de tantas outras que, por direito, buscam estudar ou concluir seus estudos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.