Uma Reflexão da Prática Docente a partir da Utilização de Tarefas Exploratórias

Autores

  • Ricardo Almeida Santos Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Claudete Cargnin Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar e discutir algumas reflexões de um professor que investiga a própria prática. Para dar subsídios à reflexão do professor, foi aplicada uma tarefa aberta, no ano de 2018, em uma turma do segundo ano do Ensino Médio. A tarefa foi um convite aos alunos para pensar matematicamente, produzir estratégias e generalizações. A pesquisa é de natureza aplicada e do tipo qualitativa; para sua realização foram produzidos materiais escritos e áudios-gravados que forneceram subsídios ao professor-pesquisador para realizar a pesquisa da própria prática. As reflexões produzidas a partir das análises dos áudios e produções discentes permitiram ao professor-pesquisador verificar se os objetivos delimitados no planejamento foram alcançados, indicar contribuições para os conhecimentos do professor e analisar sua própria postura em sala de aula.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Edição

Seção

Artigos