Etonamatemática Indígena

uma análise documental dos artigos publicados no periódico Bolema

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Resumo

Esta pesquisa tem cunho qualitativo, e tem como objetivo apresentar um estudo em que buscamos identificar, evidenciar e compreender as principais tendências das pesquisas que envolvem a Etnomatemática Indígena, publicadas na revista Boletim de Educação Matemática (Bolema), considerada uma das principais revistas da área de Educação Matemática, perfazendo o período de 1985, quando tiveram início as atividades da revista, até abril de 2019. Para selecionarmos os artigos, buscamos, em cada edição, fazer a leitura dos títulos dos artigos e, quando necessário, suas palavras-chave e resumos. Ao fim desse processo, encontramos doze artigos, os quais, a partir de nossa análise, foram subdivididos em quatro eixos: especificidades da cultura indígena; atividades didáticas; formação de professores; e cultura indígena e Educação Matemática. Podemos observar que, após o primeiro trabalho publicado na revista Bolema dentro da temática aqui investigada, encontramos um espaço de tempo grande até outra publicação que se enquadrasse na pesquisa, pois se passaram quase dezesseis anos para encontrarmos outro trabalho publicado envolvendo a Etnomatemática Indígena. Observamos também que, apesar da pouca quantidade de trabalhos encontrados, eles não têm predominância em uma categoria específica; eles estão divididos igualmente dentro das categorias, o que nos mostra uma diversidade de assuntos trabalhados dentro das categorias. Por fim, destacamos a importância da Etnomatemática como uma forma de compreender melhor a Matemática, visto que ela pode ser considerada como geradora de novas ideias surgidas de diversas culturas, além de possuir o papel de expandir os horizontes acerca da própria Matemática.

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Publicado

2020-12-31

Edição

Seção

Iniciação Científica