Conhecimentos Mobilizados por Alunos ao Desenvolver uma Atividade de Modelagem Matemática sobre Construção de Telhados
Resumo
Neste artigo apresentamos resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi evidenciar conhecimentos mobilizados por alunos ao desenvolver atividades de modelagem matemática. Para isso, fundamentamo-nos no aporte teórico da modelagem matemática entendida como alternativa pedagógica em que conhecimentos matemáticos podem ser evidenciados. Analisamos uma atividade desenvolvida por três grupos de alunos de um curso técnico em Informática em nível médio. Por meio de análise qualitativa de cunho interpretativo das produções em três momentos do desenvolvimento das atividades de modelagem, além de conhecimentos matemáticos, evidenciamos que foram mobilizados conhecimentos de recursos tecnológicos e conhecimentos da área de construção civil. Essa mobilização está associada à situação-problema, ao interesse dos alunos e ao planejamento do professor com a atividade de modelagem matemática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.