Conhecimentos Mobilizados por Alunos ao Desenvolver uma Atividade de Modelagem Matemática sobre Construção de Telhados

Autores

  • Karina Alessandra Pessoa da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) http://orcid.org/0000-0002-1766-137X
  • Adriana Helena Borssoi Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Rodrigo Tavares

Resumo

Neste artigo apresentamos resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi evidenciar conhecimentos mobilizados por alunos ao desenvolver atividades de modelagem matemática. Para isso, fundamentamo-nos no aporte teórico da modelagem matemática entendida como alternativa pedagógica em que conhecimentos matemáticos podem ser evidenciados. Analisamos uma atividade desenvolvida por três grupos de alunos de um curso técnico em Informática em nível médio. Por meio de análise qualitativa de cunho interpretativo das produções em três momentos do desenvolvimento das atividades de modelagem, além de conhecimentos matemáticos, evidenciamos que foram mobilizados conhecimentos de recursos tecnológicos e conhecimentos da área de construção civil. Essa mobilização está associada à situação-problema, ao interesse dos alunos e ao planejamento do professor com a atividade de modelagem matemática.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Edição

Seção

Artigos