Uma Versão Histórica do Cálculo Infinitesimal

Autores

  • Gabriel Faria Vieira Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Mônica de Cássia Siqueira Martines

Resumo

Este artigo visa divulgar alguns resultados de uma pesquisa de iniciação científica em história e epistemologia da Matemática, a qual objetivou conhecer uma parte da história do Cálculo Infinitesimal apresentado primeiro por Leibniz em seus artigos de 1684 e o de 1686 e, como ele foi desenvolvido posteriormente. A metodologia utilizada foi a análise documental, primeiramente em fontes terciárias, tais como a coleção de livros de História do Cálculo de Baron e Bos e, em seguida, buscamos aprofundar o que nos foi mostrado no livro, buscando as fontes primárias (re) interpretando os cálculos apresentados. Trazemos uma breve contextualização sobre a situação do Cálculo no final do século XVII, mostramos alguns conceitos do Cálculo Infinitesimal de Leibniz, além de apresentarmos algumas de suas aplicações. Ao concluir esse trabalho pudemos perceber a importância do Cálculo como um novo método para resolver problemas de traçar retas tangentes à uma curva num ponto dado e de calcular áreas abaixo das curvas, já que até então os cientistas da época utilizam vários métodos geométricos para os resolver, sem apresentar uma forma geral que resolvessem tais problemas. Apesar do novo método ser geral, ainda apresentava problemas de rigor em relação aos conceitos matemáticos, o que levou, inicialmente, a certa desconfiança em relação a seu uso. Percebemos também que, além de Leibniz, diversos cientistas envolveram-se no desenvolvimento do Cálculo Infinitesimal, ajudando a moldá-lo para o Cálculo Diferencial e Integral que conhecemos atualmente.

Referências

BARON, Margaret E., Bos, H.J.M. Unidade 3: Newton e Leibniz. In: Curso de História da Matemática: origens e desenvolvimento do cálculo. Tradução de José Raimundo Braga Coelho, Rudolf Maier e Maria José M.M. Mendes. Brasília: Universidade de Brasília, 1985, c1974a.

BARON, Margaret E., Bos, H.J.M. Unidade 4: O cálculo no século XVIII - Fundamentos. In: Curso de História da Matemática: origens e desenvolvimento do cálculo. Tradução de José Raimundo Braga Coelho, Rudolf Maier e Maria José M.M. Mendes. Brasília: Universidade de Brasília, 1985, c1974b.

BARON, Margaret E., Bos, H.J.M. Unidade 5: O cálculo no século XVIII - Técnicas e aplicações. In: Curso de História da Matemática: origens e desenvolvimento do cálculo. Tradução de José Raimundo Braga Coelho, Rudolf Maier e Maria José M.M. Mendes. Brasília: Universidade de Brasília, 1985, c1974c.

L'HÔPITAL, Guillaume-François-Antoine de. Analyse des infiniment petits, pour l'intelligence des lignes courbes. Paris: A Paris, de L'Imprimerie Royale, 1696.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Métodos de coleta de dados: observação, entrevista e análise documental. In: LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: Epu, 1986. Cap. 3. p. 25-44.

MENDES, Iran Abreu. Pesquisas em história da

Educação Matemática no Brasil em três dimensões. Quipu, 2012. Vol. 14, núm. 1, pp. 69-92.

THOMAS, George B. et al. Cálculo. Vol. 2. 12. ed. São Paulo: Pearson, 2012.

ZUFFI, Edna Maura. Alguns aspectos do desenvolvimento histórico do conceito de função. Hipátia, 2016. Vol. 1, núm.1, pp. 1-10.

Downloads

Publicado

2021-06-29

Edição

Seção

Iniciação Científica