Ciências Humanas e Exatas

um diálogo difícil

  • Roberto Ribeiro Baldino Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Resumo

Considero as vicissitudes de um professor de cálculo submetido ao controle dos colegas do ciclo profissional e às condições vigentes de preparo dos alunos da UERGS, Guaíba. A partir de relato de a experiência de sala de aula, localizo as dificuldades dos alunos em pontos específicos do ensino fundamental que denomino núcleo epistemológico mínimo (NEMin). Mostro que a atual estrutura legal formação de professores em cursos de pedagogia tende a selecionar pessoas que completam o ensino médio com deficiências no NEMin e não lhes proporcionam condições de recuperação. Concluo que o problema crônico e falta de base dos calouros universitários de cursos de ciências exatas tende a se agravar.

Biografia do Autor

Roberto Ribeiro Baldino, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Doutor em Matemática pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Guaíba, RS, Brasil. Endereço eletrônico: rrbaldino@terra.com.br.

Publicado
2019-12-30
Seção
Artigos