O Ensino de Geometria Utilizando o Objeto Matemático Poliedros Duais
Resumo
Este trabalho se constitui como um relato de experiência proveniente de um trabalho de pesquisa que teve por objetivo propor uma alternativa para o ensino de Geometria, por meio da utilização de um objeto matemático ainda pouco explorado no ambiente escolar, a saber: os Poliedros Duais. A proposta aqui relatada se constituiu como uma pesquisa participante, realizada com 20 estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública, e intentou a verificação, por meio de construções, da existência de apenas cinco tipos de poliedros regulares, bem como a construção do tetraedro regular e seu dual e do hexaedro regular e seu dual. Embora tenha se ressaltado a dificuldade em encontrar fontes de pesquisas confiáveis que tratassem dos poliedros duais, foi possível estruturar um conjunto de atividades que contribuísse para alcançar o objetivo proposto, visto que encontrou-se uma alternativa para o ensino dos Poliedros Duais. Ao longo do estudo também se percebeu que, algumas vezes, as expressões “poliedros de Platão” e “poliedros regulares” são utilizadas como sinônimos em algumas literaturas, o que entendemos não ser adequado uma vez existem poliedros de Platão que não são regulares.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.