Uma Proposta para Integrar a História da Matemática ao Ensino de Matemática
história das matrizes e as regras do discurso matemático
Resumo
Neste artigo será apresentada uma proposta para integrar a história da matemática ao ensino de matemática, introduzida por Tinne Hoff Kjeldsen (2011) e fundamentada na teoria da matemática como um discurso de Anna Sfard (2008). As ideias serão ilustradas a partir de dois momentos históricos do desenvolvimento do conceito de matriz. A proposta foi implementada em três estudos de campo, como parte da pesquisa de doutorado desta autora (BERNARDES, 2016). Na pesquisa, buscou-se articular história das matrizes ao ensino de matrizes e de determinantes, no contexto da disciplina Álgebra Linear, com o objetivo de investigar o potencial de fontes históricas em promover reflexões sobre regras metadiscursivas. Alguns resultados e conclusões do estudo serão apresentados com o intuito de discutir os efeitos da proposta.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.