Potencialidades do Inventário da Realidade para Escola do Campo em Áreas de Reforma Agrária

Autores

  • Línlya Sachs Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Resumo

Este texto apresenta o inventário da realidade como uma potencialidade, enquanto atividade e produto, para lidar com questões próprias de escolas do campo em áreas de reforma agrária, especialmente no que se refere ao conhecimento dos professores sobre o ambiente, a história e a realidade dos estudantes e das comunidades às quais eles pertencem. Para isso, descrevo o inventário da realidade e as escolas itinerantes do Paraná, onde ele foi proposto. Em um curso realizado com dez professores de duas escolas do campo, localizadas em área de reforma agrária, as falas dos participantes indicaram o desconhecimento da maioria deles – causada, principalmente, pela alta rotatividade de professores nessas escolas – sobre o contexto em que estão inseridos. Desse modo, o inventário seria um meio para uma mudança nesse sentido – tanto durante o processo de construção, quanto após a finalização do inventário.

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Publicado

2019-06-30

Edição

Seção

Artigos