Um Currículo Trivium para a Matemática Fundamentado nas Perspectivas da Etnomatemática e da Modelagem

  • Milton Rosa Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Daniel Clark Orey Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Resumo

Existe a necessidade da proposição de um CurrículoTrivium baseado na etnomatemática e na modelagem que encoraje os professores na identificação das práticas de ensino e aprendizagem em matemática e as suas ações pedagógicas. Descrevemos nesse artigo teórico uma proposta pedagógica fundamentada no CurrículoTriviumproposto por D’Ambrosio, composto pela literacia, materacia e tecnoracia, que possbilita o desenvolvimento de atividades escolares embasadas na etnomatemática e na modelagem. Nesse currículo, a literacia é a capacidade que os alunos possuem de processar as informações presentes em suas vidas diárias; a materacia é a capacidade que os alunos possuem de interpretar e analisar os sinais e códigos com o objetivo de propor modelos para encontrar soluções para os problemas enfrentados diariamente e a tecnoracia é a capacidade que os alunos possuem de utilizar e combinar diferentes instrumentos para auxiliá-los na resolução desses problemas.

Publicado
2019-06-29
Seção
Artigos