Uma Caracterização das Tarefas Desenvolvidas na Disciplina Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental em Matemática de uma Instituição Privada

Autores

Resumo

Neste estudo, temos por objetivo caracterizar por meio dos saberes docentes, de acordo com Tardif (2002), as tarefas desenvolvidas na disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental, componente curricular de um curso de Licenciatura em Matemática, ofertado na modalidade Educação a Distância de uma universidade privada brasileira. Para organização e análise dos dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin (2016), em um movimento de categorização a priori. Advindo desse movimento analítico, foi possível compreender que as tarefas possibilitam manifestações dos saberes docentes, bem como os processos de reflexão da e na ação e a reflexão da reflexão da ação, de modo a configurar um ambiente propício para a aprendizagem da docência.

Biografia do Autor

Diego Fogaça Carvalho , Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Londrina, Paraná. Endereço eletrônico: diegofocarva@gmail.com.

Osmar Pedrochi Junior , Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Londrina, Paraná. Endereço eletrônico: ojpedrochi@yahoo.com.br

Fátima Dias , Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante Anhanguera de São Paulo (UNIAN). Docente da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Londrina, Paraná. Endereço eletrônico: fatimadiasconsultoria@gmail.com.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Edição

Seção

Artigos