Uma Experiência “Pibidiana” de Resolução de Problemas do Pisa nas Aulas de Matemática

Autores

  • Fábio Alexandre Borges Universidade Estadual do Paraná http://orcid.org/0000-0003-0337-6807
  • Tailine Audilia de Santi Unesp - Rio Claro Unespar - Campo Mourão
  • Caio Juvanelli Unespar - Campo Mourão
  • Vinícius Oliveira Romano da Silva Unespar - Campo Mourão

Resumo

Um problema é uma situação na qual os estudantes não têm métodos estabelecidos para chegar a uma resposta correta. Baseado nisso, surge a estratégia de ensino através da resolução de problemas, a qual entende a possibilidade de se ensinar e aprender matemática por meio de tais atividades. No caso do presente relato, faremos uma análise baseada na aplicação de uma atividade adaptada do Programme for International Student Assessment  (PISA) 2000, intitulada “Maçãs”. Dentre os referenciais teóricos adotados, destacamos o de Onuchic e Allevatto (2009; 2001; 2014), cujas etapas propostas pelas autoras foram adotadas durante a aplicação em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental de um colégio público do interior do Estado do Paraná. Esta atividade faz parte de um projeto maior, desenvolvido junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em um curso de Licenciatura em Matemática. Dos cinco grupos formados para a resolução das atividades, totalizando 26 alunos, todos participaram das discussões e da plenária, contribuindo para a resolução de forma que houve diversidade na escolha de estratégias matemáticas.

Biografia do Autor

Fábio Alexandre Borges, Universidade Estadual do Paraná

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2002), Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (2006) da Universidade Estadual de Maringá e Doutorado pelo mesmo Programa (2013). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Educação Matemática Inclusiva, atuando principalmente com a temática surdez. Editor da Revista Paranaense de Educação Matemática. Docente da Universidade Estadual do Paraná-Campus de Campo Mourão, bem como do Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR) - Campus de Paranavaí. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual do Paraná, campus de Campo Mourão. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Surdez e Educação Matemática. Membro co-fundador do GT13 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática: Diferença, Inclusão e Educação Matemática. Atualmente, realiza estágio pós-doutoral na Universidade Estadual de Londrina, pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Caio Juvanelli, Unespar - Campo Mourão

Graduando em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Paraná, Campo Mourão, Paraná, Brasil. Projeto financiado pela CAPES. E-mail: caio.juvanelli@hotmail.com

Vinícius Oliveira Romano da Silva, Unespar - Campo Mourão

Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Paraná, Campo Mourão, Paraná, Brasil. Projeto financiado pela CAPES. E-mail: vinyromano12@gmail.com.

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Publicado

2021-05-11

Edição

Seção

Relatos de Experiência