Ensaios sobre Compreensões em Matemática em Perspectivas de Resolução de Problemas

uma análise percussiva de atividades ao zapeamento

Autores

Resumo

Considerando diversos modos e diversificados elementos que compõem práticas de Resolução de Problemas, este trabalho vem dedicar-se a analisar alguns pressupostos que são engendrados e mobilizados nessas práticas e, objetiva-se, através de um estudo analítico do discurso, evidenciar discursos que permeiam e são permeados, potencializam e são potencializados pelo funcionamento de práticas, teorias, teorizações e outros discursos sobre a Resolução de Problemas, além de suas aproximações e distanciamentos. Assim, procedeu-se à análise do discurso pautada pela arqueogenealogia em Michel Foucault para articulação desta composição discursiva. A Resolução de Problemas, então, vem a encaixar-se em diversos cenários e em muitas perspectivas, desde uma metodologia a uma filosofia, além de poder aliar elementos essenciais aos acontecimentos do cenário escolar, como ensino e aprendizagem, mas também funcionar como um agenciamento de um em outro. Nessa esteira, torna-se interessante olhar outros elementos para poder diferenciá-las ou aproximá-las, em termos de práticas, visando a transformação do território e dos atores que a praticam.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Leal Junior, Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Sertãozinho, SP, Brasil. Endereço eletrônico: luizleal@ifsp.edu.br.

 

Lourdes de la Rosa Onuchic, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutora em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP). Docente da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro, SP, Brasil. Endereço eletrônico: lronuchic@gmail.com.

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2019-12-30

Edição

Seção

Artigos