Edição temática: Ludicidade e Educação Matemática

2021-08-19

A Matemática, diante das diversas situações demandas pela contemporaneidade, acaba sendo tomada como uma das áreas mais caóticas em termos da compreensão dos conceitos pelos estudantes da Educação Básica. Nesse sentido, a ludicidade se apresenta como forma específica de contribuir para a compreensão de muitas estruturas matemáticas existentes.

Porém, importa-nos destacar, partindo do que evidenciou Brougère (2002, p. 6), que “pensar as relações entre jogo e educação é mais complexo do que parece”. Para isso, portanto, é necessário que o profissional tenha uma formação adequada, que trate a ludicidade enquanto um aspecto da formação. Nesse sentido, pontuamos a necessidade de se apresentar a ludicidade como um conhecimento, permitindo uma formação lúdica que propicie ao sujeito acompanhar ludicamente o processo de construção do conhecimento matemático.

É nessa direção, que esse dossiê aborda a discussão teórica no campo da ludicidade, ludificação, jogo e brincadeira na Educação Matemática, reconhecendo o potencial formativo que essas conjecturas assumem no movimento de formação, prática docente e processos de ensino e aprendizagem da Matemática. Trata-se, portanto, de um espaço de divulgação científica de pesquisas e de práticas que envolvem lúdico, história e Educação Matemática.

Editores convidados: Américo Junior Nunes da Silva (UNEB) e Regina Célia Grando (UFSC).

Período de submissão: até 01.11.2021.

Publicação: 2022.