PROPOSTA DE CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA REDE PÚBLICA DE ENSINO

Autores

Resumo

Esta pesquisa envolveu a proposta de um Curso de Formação Continuada em Educação Especial para professores das salas de recursos multifuncionais e das salas regulares da rede municipal de ensino, dentre outros profissionais, do município de São José do Vale do Rio Preto/RJ. O objetivo foi contribuir para a mudança do olhar docente e de sua prática profissional de atendimento educacional especializado, buscando introduzir conhecimentos que pudessem auxiliá-los, como forma de avançar na política de educação inclusiva. O curso consistiu de 8 módulos temáticos com encontros presenciais e à distância, escolhidos com base nas demandas do município. Os resultados dos questionários de avaliação do curso mostraram que a experiência foi de grande relevância e uma oportunidade de mudanças e progressos. Os conhecimentos teóricos e práticos discutidos de forma coletiva foram oportunos, possibilitando o surgimento de metodologias apropriadas, uso de tecnologias assistivas e melhoria do atendimento aos estudantes.

Biografia do Autor

Claudia de Lima Ribeiro, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Diversidade e Inclusão pelo Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão / UFF

Cristina Maria Carvalho Delou, Universidade Federal Fluminense

Orientadora do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade Inclusão / UFF
Diretora da Escola de Inclusão / UFF

Manuel Gustavo Leitão Ribeiro, Universidade Federal Fluminense

Orientador do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade Inclusão / UFF
Professor Associado do Departamento de Biologia Celular e Molecular, Instituto de Biologia / UFF

Referências

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Publicado

2019-05-06