PROJETO “TOUBA”: UM POUCO DO SENEGAL NO BRASIL
Resumo
RESUMO: Por meio da necessidade de integrar socialmente imigrantes senegaleses, refugiados no município de Caraguatatuba-SP, este trabalho teve como foco, a criação de ações para o melhoramento da qualidade de vida desses imigrantes, a partir da expansão de suas liberdades substantivas e instrumentais, que incluem direitos sociais, econômicos e culturais. Para isso, através de parcerias com a comunidade externa, como ONGs, fundações e outras organizações, o projeto denominado “Touba” desenvolveu, no ano de 2017, atividades como: cadastramento dos refugiados, momentos culturais e aulas de língua portuguesa. Como resultados, obteve-se a identificação e a integração desses refugiados junto à comunidade local.
Palavras-chave: liberdades, refugiados, senegaleses, integração, qualidade de vida.
Referências
ASANO, C. L.; TIMO, P. B. A nova Lei de Migração no Brasil e os direitos humanos. Disponível em: <https://br.boell.org/pt-br/2017/04/17/nova-lei-de-migracao-no-brasil-e-os-direitos-humanos>. Acesso em 20 abr. 2017.
NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL. Documentos de Direitos Humanos. Disponível em: < https://nacoesunidas.org/direitoshumanos/documentos/. Acesso em 10 abr. 2017.
PAIS, M. A sociologia da Vida Quotidiana. São Paulo: Cortez, 2003.
SEN, A. Desenvolvimento como Liberdade. São Paulo: Cia das Letras, 1999.