ANÁLISE DAS AÇÕES DE EXTENSÃO DO PROJETO CASAMAR CORRELACIONADAS AOS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar as ações de extensão do Projeto Casa Maranguape (Projeto Casamar), no ano de 2017, correlacionadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), desenvolvidas no Instituto Federal do Ceará (IFCE), Campus Fortaleza. Para a execução deste trabalho foi utilizada a metodologia de abordagem qualitativa, em que o pesquisador participa, compreende e interpreta os eventos sociais de sua pesquisa. Foram executadas três etapas, a saber: identificação das ações de extensão, correlacionados aos ODS, e determinação do público-alvo; elaboração do plano de trabalho; e execução das atividades (palestras e cursos de informática lúdica). Os resultados mostram que houve a participação de 32 alunos de graduação, como extensionistas, sendo 13 oriundos do IFCE, Campus Fortaleza, e 19 alunos da Universidade Federal do Ceará, por intermédio da parceria com o Projeto Rondon. As ações de extensão permitiram aos extensionistas que adotassem posturas que favorecessem o diálogo com a comunidade, o que vai acrescer no seu aprendizado e no seu futuro exercício profissional. Para a comunidade de intervenção, os resultados apontam que houve mudanças de atitudes perante determinados assuntos, corroborando para o atendimento das metas 3.4; 4.4 e 16.10 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Referências
BRASIL. Relatório Nacional Voluntário sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Brasília: Secretaria de Governo da Presidência da República/Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, 2017.
BIERMANN, Frank; KANIE, Norichika; KIM, Rakhyun E. Global governance by goal-setting: the novel approach of the UN Sustainable Development Goals. Current Opinion in Environmental Sustainability. V. 26-27:26–31, 2017.
HÁK, Tomás; JANOUSKOVÁ, Svatava; MOLDAN, Bedrich. Sustainable Development Goals: A need for relevant indicators. Ecological Indicators. V. 60: 565–573, 2016.
CABRAL, Nájila Rejanne Alencar Julião; SILVA, Adeildo Cabral. A Educação Ambiental como instrumento de sustentabilidade: o caso do Ceará. In: VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima et al (org). Educação Ambiental – da teoria à prática. Recife: Editora Imprima, 2016.
CABRAL, Nájila. Pesquisador mexicano visita projeto cearense. Disponível em http://tribunadoceara.uol.com.br/blogs/blog-verde. (Acesso em 06/09/2018).
MENEZES, Patrícia M. (org). Relatório Final do 3º Encontro Nacional da Rede ODS Brasil. Brasília: 2018. (Disponível em http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3249).
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8. ed. São Paulo: Hucitec, 2004.
PASSOS, Ana Paula Pereira dos; LOHN, Vanderléia Martins. Projeto de Extensão Univali - 8 Jeitos de Mudar o Mundo. Cataventos. Ano 8, n. 1:269-285, 2016.
PROJETO CASA MARANGUAPE. Disponível em ((http://projetocasamaranguape.blogspot.com/?m=1 (Acesso em 06/09/2018).
ONU - Organização das Nações Unidas. Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Nova York: ONU Headquarters, 2015.