Projeto "Ciência e Arte"
Resumo
Este trabalho descreve a experiência de um projeto de extensão criado no IFSP campus Sertãozinho em 2016 no qual teatro e paródias musicais foram utilizados para ensinar Física de uma maneira atraente para os alunos. Em 2017, outros professores de Física, Química, Biologia e Artes passaram a fazer parte do projeto, que incorporou também outras manifestações artísticas, como edição gráfica e modelagem, permitindo a participação de maior número de estudantes. Além de facilitar a aprendizagem dos conteúdos discutidos em cada atividade, notou-se que a participação no projeto serviu para ampliar a visão dos estudantes sobre as Ciências da Natureza.
Referências
DEPONTI, M.A.M.; FERNANDES, M.B.; VASCONCELOS, F.E.O. Composição de paródias musicais no ensino de Física. In: SIMPÓSIO SUL-RIO-GRANDENSE DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. Pelotas, 2013. Resumos... Pelotas: Pronecim, 2013. Disponível em: <http://porteiras.s.unipampa.edu.br/obeduc/files/2014/04/SSRPCM_CIDA.pdf> Acesso em: 17 mai 2017.
JÚDICE, R.; DUTRA, G. Física e teatro, uma parceria que deu certo. Física na Escola. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, v.2, n.1, p.7-12, 2001.
ROSADO, R.M.M. Uso de jogos didáticos e outras estratégias de ensino-aprendizagem para o ensino de Física de Partículas. In: ENCONTRO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A LICENCIATURA, Itapetininga, 2015. Resumos... Itapetininga: IFSP – campus Itapetininga, 2015.
SANTOS, A.C. et al. Paródia como ferramenta para o ensino da Física. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 22, São Carlos, 2017. Oficinas... São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2017. Disponível em: <http://www1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxii/sys/cursos/popup_curso.asp?curId=OF17> Acesso em: 17 mai 2018.
SARTORI, A.F. Produção docente de vídeos digitais para o ensino de física: desafios e potencialidades. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
VIEIRA, M.A. Alguns Aspectos da Física Mecânica e Dança: Procedimentos técnico-criativos. Horizonte Científico, v.9, n.2, 2015. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/31176> Acesso em: 17 mai 2018.