REUTILIZAÇÃO E RECICLAGEM DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA EM UMA CIDADE DE PEQUENO PORTE

Autores

Resumo

A quantidade de lixo produzido é cada vez maior, a população está descartando com muita facilidade tudo que adquire, um exemplo disso é a quantidade de resíduo eletrônico que está sendo descartado e na maioria dos casos, de maneira incorreta. Desse modo, dar um destino correto e promover o reaproveitamento de parte desse material, além de colaborar com o meio ambiente, também colaborará para que máquinas que antes seriam descartadas de forma incorreta beneficiem a comunidade acadêmica e externa. O projeto Reutilização e Reciclagem de Equipamentos de Informática (PRREI) em execução desde julho de 2015 recolhe e recebe materiais de informática que seriam descartados de maneira incorreta, faz uma avaliação do estado deste material e o reaproveita quando possível. Quando a reutilização é possível, o dispositivo é destinado aos Laboratórios da UNEMAT ou para a comunidade externa. Quando a reutilização não é possível é feito o a reciclagem, reaproveitando peças em boas condições de uso, ou o descarte correto, beneficiando o meio ambiente. Como resultados tem-se a reutilização de roteadores e computadores para a construção do Laboratório de Hardware e do Laboratório de Redes no campus, aparelhamento do Laboratório de Eletrônica e doação de equipamentos funcionais para a comunidade externa.

Biografia do Autor

Fernando Yoiti Obana, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Doutor pela Escola Politécnica da USP - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, área de concentração Sistemas Digitais, Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, na área de Controle e Automação e Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Ilha Solteira. Atua desde 2004 como professor na Universidade do Estado de Mato Grosso, atualmente no curso de Bacharelado em Ciência da Computação do Campus de Alto Araguaia. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação, Tecnologias Interativas e Robótica. Atua principalmente nos temas ligados a Percepção de Presença, Rastreamento do Olhar, Tecnologia Educacional, Tecnologias interativas, Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas, Psicologia Experimental e Robótica de baixo custo

Referências

ANDRADE, R. T. G. de; FONSECA, C. S. M.; MATTOS, K. M. da C. Geração e destino dos resíduos eletrônicos de informática nas instituições de ensino superior de Natal-RN. HOLOS, v. 2, 2010.

CEMPRE. Disponível em: <http://cempre.org.br/>. Acesso em: 2 jun. 2018.

CEMPRE - Review 2015. Disponível em: <http://cempre.org.br/artigo-publicacao/artigos>. Acesso em 2 de Junho, 2018.

NALINI, J. E. Mercado de reciclagem do lixo no Brasil: Entraves ao Desenvolvimento. [s.l.] Novas Edições Acadêmicas, 2016.

SILVA, A.; ALBUQUERQUE, L. Lixo eletrônico e as perspectivas de uma sociedade de consumo: um estudo exploratório na cidade de Natal-RN. I Jornada Científica de Ferramentas de Gestão Ambiental para Competitividade e Sustentabilidade-JCGA, 2009.

StEP E-waste World Map - Overview Brazil - STEP. Disponível em: <http://www.step-initiative.org/Overview_Brazil.html>. Acesso em: 2 jun. 2018.

StEP E-waste World Map - Overview World - STEP. Disponível em: <http://www.step-initiative.org/overview-world.html>. Acesso em: 2 jun. 2018.

Downloads

Publicado

2019-05-06