DESAFIOS DA INCLUSÃO Relato de experiência com alunos surdos em um Curso Profissionalizante no Instituto Federal de São Paulo – câmpus Campos do Jordão.
Resumo
O trabalho em questão é fruto de experiências a partir de um curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Panificação e Confeitaria oferecido à comunidade surda e ministrado pela autora, na condição de docente do Instituto Federal de São Paulo – câmpus Campos do Jordão. Tal ação teve início há dezoito meses, e já é possível fazer um relato como registro das experiências. Compreender o processo de ensino-aprendizagem dos surdos, com seus desafios e limites, e colocar essas questões em pauta representa sempre uma possibilidade de aprendizado e aprimoramento no processo de inclusão dos alunos com surdez.
Palavras-chave: Ensino Profissionalizante; Educação inclusiva; Surdez; Panificação e Confeitaria.
Referências
BAGGIO, M.A.; NOVA, M.G.C. LIBRAS. Universidade Luterana do Brasil – ULBRA. Curitiba: Ibpex, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394/96. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso .
BAYER, E. R. A Inclusão do Surdo no Ensino Técnico: Estudo de Caso sobre a Interação na Cena Pedagógica. Revista Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão, UNICRUZ, Rio Grande do Sul. 2013. Disponível emrevistaeletronica.unicruz.edu.br/index.php/eletronica/article/view/14-25. Acesso em 18/03 às 19 h.
DIVERSA – Educação Inclusiva na prática. Disponível em: <http://diversa.org.br/educacao-inclusiva/por-onde-comecar/marcos-legais/convencao-sobre-os-direitos-das-pcd/como-a-convencao-impactou-a-educacao-brasileira/> Acesso em 22/04 as 12.06.
DUARTE, A.S.; HARDOIM, E.L. Signo Ideológico: O Surdo de Aristóteles ao visual da Contemporaneidade. Revista Diálogos. 2015. Disponível em
http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/3369/2366, acesso em 22/04 às 23:05h.
FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: Intersaberes, 2013.
HIRATA, T.C.S.; DUTRA, A.; STORTO, L.J. Estudo de Caso: Inclusão de aluna surda no ensino profissionalizante em escola pública da cidade de Londrina. Revista Eletrônica de Educação, v. 7, n. 3, p.205-225. ISSN 1982-7199. 2013. Disponível em
www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/download/499/305
IBGE - Censo demográfico 2010. Retirado do site da SECRETARIA ESPECIAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. Resultados preliminares da amostra – CENSO 2010. Disponível em <http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/indicadores/censo-2010> Acesso em 25/04 – 12:20 h.
LORENZI. V. M. Desafio da Inclusão de aluno com surdez: Um estudo de caso. XI Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. PUC Curitiba 2013. Disponível em Acesso em 16/03 às 23:45h.
SKLIAR, C. A Invenção e a Exclusão da Alteridade Deficiente a partir dos significados da normalidade. Revista Educação e Realidade. 1999. Disponível em<http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55373/33644> acesso em 20/04 às 21h.