OFICINA DE INCLUSÃO DIGITAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Resumo
A inclusão digital tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas através do acesso à informação e à comunicação de forma mais fácil e eficaz. Neste sentido, é necessário pensar também a questão da inclusão digital das Pessoas com Deficiência (PCDs), que por ser um público com necessidades educacionais específicas acaba tendo menos oportunidades de aprendizado das tecnologias atuais. Somente com a inclusão digital estas pessoas poderão ter uma melhor inclusão social e melhores oportunidades de comunicação e até mesmo de alocação no mercado de trabalho.
Palavras Chaves: Inclusão Digital, Pessoas com Deficiência, Aprendizado.
Referências
AUDINO, D.; NASCIMENTO, R. (2010). Objetos de aprendizagem – diálogos entre conceitos e uma nova proposição aplicada à educação. Revista Contemporânea de Educação, v. 5, p. 128-148. Disponível em <http://www.educacao.ufrj.br/artigos/n10/objetos_de_aprendizagem.pdf>. Acesso
em: 02 mai. 2017.
CARVALHO-FREITAS, Maria N. de; MARQUES, Antonio Luiz (Org.). O trabalho e as pessoas com deficiência: pesquisas, práticas e instrumentos de diagnóstico. Curitiba: Juruá, 2009. 304 p.
DANTAS, Célia Medeiros; SILVA, Hellosman de Oliveira; SOUSA, Marckson Roberto Ferreira de. Acessibilidade à informação: análise do website da Fundação Apoio à Pessoa com Deficiência. In: XV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2014, Belo Horizonte. XV Enancib 2014 – Além das nuvens: expandindo fronteiras da ciência da informação. Belo Horizonte: UFMG, 2014.
GLAT, R.; BLANCO, L. M. V. Educação Especial no contexto de uma Educação Inclusiva. In: GLAT, R. (Org.). Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: Sete Letras, 2007. p. 15-35
OMODEI, Juliana Dalbem; RINALDI, Renata Portela; SCHLÜNZEN, Elisa Tomoe Moriya. O trabalho pedagógico com estudantes com deficiência intelectual: potencialidade de três objetos de aprendizagem. Nuances (UNESP Presidente Prudente), v. 27, p. 206-230, 2017.