A Prática de um Projeto de Extensão e sua Contribuição para a Formação Inicial do Licenciando em Matemática
Resumo
Neste artigo, nosso principal objetivo é discutir as contribuições de um projeto de extensão para a formação inicial do professor de matemática, ao promover uma articulação entre teoria e prática e a relação entre o Ensino Superior e a Educação Básica. Essa articulação foi fomentada pela investigação e discussão sobre os conhecimentos didático-matemáticos que são mobilizados pelo professor da Educação Básica em sala de aula. Consideramos que a vivência dos licenciandos em Matemática, ao longo do projeto de extensão, contribuiu para que eles compreendessem a pesquisa como um processo importante, o que faz com que esses futuros professores apreendam o processo investigativo, desenvolvendo uma postura de pesquisador ao longo de sua formação docente.Referências
GIESTA, N. C. Cotidiano escolar e formação reflexiva do professor: moda ou valorização do saber docente? 1 ed. Araraquara: JM Editora, 2001.
GODINO, J.D. Categorías de análisis de los conocimientos del professor de matemáticas. Revista Iberoamericana de Educación Matemática. n. 20, p. 13-31, dez./2009. Disponível em: <http://www.ugr.es/~jgodino/eos/JDGodino%20Union_020%202009.pdf.>. Acesso em: 15/dez./2014.
NETO, A.S.; MACIEL, L. S. B. (orgs.) Reflexões sobre a formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2002 (Coleção Magistério: formação e trabalho pedagógico).
PINO-FAN, L.; GODINO, J. D. Perspectiva ampliada del conocimiento didáctico-matemático del professor. Paradigma. v. xxxvi, n.1. p. 87-109, jun./2015. Disponível em: <http://revistas.upel.edu.ve/index.php/paradigma/article/view/2662.>. Acesso em: 12/dez./2015.
RIBEIRO, R.M. Modelagem matemática e mobilização de conhecimentos didático-matemáticos na formação continuada de professores dos anos iniciais. 2016.262 p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016.
SANDÍN ESTEBAN, M. P. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Tradução de Miguel Cabrera. Porto Alegre: AMGH, 2010.