Fórum Permanente Direitos Humanos e Contemporaneidade

Autores

  • Adelino Franscisco de Oliveira IFSP campus Piracicaba
  • Tiago Pellim Instituto Federal de São Paulo - campus Capivari
  • Maria Amélia Ferraciú Pagotto IFSP Capivari

Resumo

O grupo de pesquisa Direitos Humanos e Juventude, do IFSP, constituído por membros dos câmpus Piracicaba e Capivari, para além do processo de desenvolvimento de pesquisas teóricas no campo dos direitos humanos, também se propõe a criar espaços de reflexão e debate sobre temas atinentes aos direitos humanos, em um amplo movimento formativo, envolvendo a comunidade interna e externa do IFSP. A proposta do grupo consiste em realizar, com periodicidade, o Fórum Permanente Direitos Humanos e Contemporaneidade, abordando temáticas atuais e urgentes, relacionadas ao campo dos direitos humanos. Tal proposta se materializa por meio da extensão, que atua como uma ponte que liga as atividades de pesquisa e ensino, e justifica-se pela necessidade de se educar e formar para os Direitos Humanos, convidando a comunidade para participar ativamente da construção de uma sociedade capaz de entender o direito como produto das relações sociais dominantes, portanto, um campo de disputas, fortalecendo, assim, os princípios de democracia e de cidadania ativa.

Biografia do Autor

Adelino Franscisco de Oliveira, IFSP campus Piracicaba

Possui graduação em Filosofia pela Universidade São Francisco (1996), mestrado em Ciências da Religião, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004) e doutorado em Filosofia, pela Universidade Católica Portuguesa (2013). É pós-doutor, pelo departamento de Economia, Administração e Sociologia, da Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" USP/ESALQ. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Ciências da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: Direitos Humanos, Complexidade, Pós-modernidade, Ética, Ciências da Religião e Educação. Possui significativa experiência na gestão de Extensão Universitária. É líder do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos e Juventude, vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. É membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Pós-Modernidade e Religião (Pós-Religare), vinculado ao programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências da Religião da PUC/SP. Atua como docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus de Piracicaba.

Tiago Pellim, Instituto Federal de São Paulo - campus Capivari

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (2009) e mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Professor de Inglês no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, atuando principalmente com os seguintes temas: ensino, língua estrangeira, sala de aula, identidades sociais, gênero e sexualidade.

Maria Amélia Ferraciú Pagotto, IFSP Capivari

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2009), mestre em Sociologia do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas (1996), licenciada e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1985). Atualmente é docente do Instituto Federal São Paulo - Campus Capivari. Tem experiência com o processo de formação de alunos no ensino superior, nas áreas de Antropologia, Metodologia da Pesquisa e Sociologia, com ênfase em Fundamentos da Sociologia, Sociologia das Organizações e Sociologia da Educação. Como pesquisadora atua nos seguintes temas: classes sociais e ideologia, trabalho produtivo-improdutivo, reestruturação capitalista e serviços. Autora do livro "O Trabalho morreu: viva o conhecimento! Os serviços em uma sociedade de classes. SP: Annablume e Fapesp, 2011.

Referências

ADORNO, Sérgio. Violência e Crime: Sob o domínio do medo na sociedade brasileira. In: BOTELHO, SCHWARCZ, Lilia Moritz (orgs). Cidadania, um Projeto em Construção: Minorias, justiça e direitos. São Paulo, Claroenigma, 2011, pp. 70-81.

GENEVOIS, Margarida. Prefácio. In: SILVEIRA, Rosa Maria Godoy (et al). Educação em Direitos Humanos: Fundamentos Teórico-metodológicos. João Pessoa, Editora Universitária, 2007, pp. 9-12.

MORENO, Patrícia Gláucia. Extensão Universitária: um caminho à práxis cidadã. In: MONÉIA, Ana Cláudia Leite (et al). Educação em Debate: Um diálogo aberto entre professores de áreas diversificadas que abordam a formação intelectual e profissional dos alunos através de temas atuais da Educação. Piracicaba: Biscalchin Editor, 2012. pp.77-86.

TAVARES, Celma. Educar em Direitos Humanos, o Desafio da Formação dos Educadores numa Perspectiva Interdisciplinar. In SILVEIRA, Rosa Maria Godoy (et al). Educação em Direitos Humanos: Fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa, Editora Universitária, 2007, pp. 487-503.

Downloads

Publicado

2018-02-06

Edição

Seção

Relato de Experiência