PROJETOS EXTENSIONISTAS: FOMENTANDO A SUSTENTABILIDADE NO CÂMPUS SERTÃOZINHO
Resumo
Este trabalho discute experiências desenvolvidas em dois projetos de Extensão realizados no IFSP Câmpus Sertãozinho: “IFSP Sertãozinho Sustentável: caminhos para promover atitudes sustentáveis” e “Projeto de Compostagem para uma educação Socioambiental”, amparados, teoricamente, pela Educação Ambiental e trabalhados cooperativamente, com o propósito de propagar a ideia de sustentabilidade e criar postura socioambiental consciente. A partir de atividades culturais e pedagógicas, os projetos despertaram a conscientização sobre os principais problemas socioambientais do município, do país e do mundo.
Palavras-Chave: sustentabilidade, educação ambiental, compostagem
Referências
BRASIL. Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Política Nacional de Educação Ambiental. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 27 de abril de 1999. Seção I. p. 1- 3.
CRISPIM, M. C. Considerações sobre a pós-graduação stricto sensu diante da sustentabilidade no Brasil: questões acerca da interdisciplinaridade e o programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Ambiente em Rede (Prodema) In: CUNHA, B. P. da, AUGUSTIN S. (Orgs.) Sustentabilidade ambiental: estudos jurídicos e sociais. Caxias do Sul, RS: Educs, 2014.
JACOBI, Pedro. Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade. Cadernos de pesquisa. Vol.118.nº3, 2003, p.189-205.
FERNANDES, Débora do Nascimento. A importância da Educação Ambiental na Construção da Cidadania. OKARA: Geografia em debate vol.4.nº1, 2012, p. 77-84.