“Oficina de Argumentação e Redação”: uma experiência com o 3º ano do Ensino Médio

Autores

  • Maria Glalcy Fequetia Dalcim Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Câmpus Avaré
  • Elaine Aparecida Campideli Hoyos Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Câmpus Avaré
  • Maressa de Freitas Vieira Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Câmpus Avaré

Resumo

Apresentamos o relato de um curso de extensão (FIC) denominado “Oficina de Argumentação e Redação” oferecido no Instituto Federal de São Paulo, câmpus de Avaré, para alunos do terceiro ano do Técnico integrado ao Ensino Médio e oriundos de outras escolas do município e região. O projeto visou ao aperfeiçoamento do pensamento argumentativo e da produção textual solicitada nos vestibulares e no ENEM. A oficina foi oferecida em 2016, e, com seu término, a mesma se revelou de grande valia.

Biografia do Autor

Maria Glalcy Fequetia Dalcim, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Câmpus Avaré

Professora EBTT de língua portuguesa e suas literaturas e língua inglesa e suas literaturas

Elaine Aparecida Campideli Hoyos, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Câmpus Avaré

Coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras - Português e Espanhol

Professora EBTT de língua portuguesa e suas literaturas e língua espanhola e suas literaturas

Maressa de Freitas Vieira, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Câmpus Avaré

Professora EBTT de língua portuguesa e suas literaturas e língua inglesa e suas literaturas

Referências

BRASIL, Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. 2013.

LEITÃO, S.; DAMIANOVIC, M. C. Argumentação na Escola: o conhecimento em construção. Campinas: Pontes Editores, 2011.

PONTECORVO, Clotilde; AJELLO, Anna Maria; ZUCCHERMAGLIO, Cristina. Discutindo se aprende – interação social, conhecimento e escola. Porto Alegre: Artmed, 2005.

Downloads

Publicado

2018-02-06

Edição

Seção

Relato de Experiência