ARBORIZAÇÃO URBANA NA CIDADE DE OURO BRANCO/MG: PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO E PLANTIO DE ÁRVORES NA COMUNIDADE

Autores

  • Eliane Prado Cunha Costa dos Santos Universidade Federal de São João Del Rei
  • Ludmila Campos Fontes Universidade Federal de São João Del Rei
  • Michelle Cristine Nascimento Universidade Federal de São João Del Rei
  • Emmanuel Kennedy Teixeira Universidade Federal de São João Del Rei

Resumo

O presente trabalho trata de um projeto de extensão sobre arborização urbana em ruas de bairros de Ouro Branco/MG, sendo realizado por graduandos da Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ. A arborização urbana é fundamental para a qualidade ambiental dos logradouros públicos, além de propiciar melhorias das condições de vida da população. O projeto tem como finalidade deixar um legado para a comunidade envolvida acerca da importância da arborização e promover o plantio de árvores conjuntamente com os moradores, contando com a colaboração da Prefeitura Municipal. O projeto foi dividido nas seguintes etapas: formulação de estratégias, ação de conscientização nas escolas, mobilização da comunidade a participar, plantio das mudas de árvores, monitoramento e avaliação das atividades executadas. Salienta-se que 98% dos moradores entrevistados consideram que a arborização é importante e estão participando ativamente do projeto.

Biografia do Autor

Eliane Prado Cunha Costa dos Santos, Universidade Federal de São João Del Rei

Professora  adjunta do Departamento de Tecnologia e Engenharia Civil, Computação e Humanidades-Dtech da Universiade Federal de São João Del Rei

Mestrado e Doutorado em  Saneamento, meio ambiente e recursos hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais

Referências

DANTAS, C.I.; SOUZA, C.M.C. Arborização urbana na cidade de Campina Grande - PB: Inventário e suas espécies. Revista de Biologia e Ciências da Terra, Campina Grande, v. 4, n. 2, 2004, n/p.

FARIA,J.L.G;MONTEIRO,E.A.;FISCH,T.V. Arborização de vias públicas do município de Jacareí –SP. SBAU,v2,n.4,p 20-33, 2007.

OURO BRANCO. Lei 1655, 2008. Dispõe sobre o código de arborização urbana do município de ouro branco e dá outras providências.

Downloads

Publicado

2018-02-06