Jogos de língua espanhola: um projeto para promoção linguística e motivação de estudantes de EM

Autores

  • Fernanda Tonelli docente de língua espanhola - IFSP Câmpus Capivari
  • Graziele Maria Cruzado graduanda do curso de Processos Químicos - IFSP Câmpus Capivari

Resumo

Este trabalho tem como objetivo descrever o desenvolvimento e aplicação projeto de Extensão “Jogos educativos de língua espanhola”, realizado durante o segundo semestre letivo no IFSP Capivari. As atividades lúdicas, das quais fazem parte os jogos, têm como característica o desenvolvimento de habilidades cognitivas, socioafetivas e linguísticas, o que pode contribuir para a aquisição de uma língua. Além disso, o contexto não formal de educação que os jogos sugerem propiciam fatores como motivação, criatividade e abstração favoreçam a aquisição, criando um ambiente de confiança, colaboração e descontração relacionado às línguas. Desse modo, foram elaborados jogos que visavam trabalhar com aspectos linguísticos e culturais relacionados às língua espanhola. Mensalmente, esses jogos, que atendem ao nível básico I e II de proficiência da língua, foram aplicados em escolas de Ensino Médio do município de Capivari. Com esse projeto, buscou-se aproximar estudantes  à língua espanhola e motivá-los a estudar essa língua.

Downloads

Publicado

2018-02-06