LALETEC E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

projetos de extensão de formação de professores para a multiplicação de saberes na escola

Autores

  • Rosana Ferrareto Lourenço Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - São João da Boa Vista http://orcid.org/0000-0003-0332-4548
  • Anny Dionizio de Freitas IFSP

Resumo

Este é um relato de experiências de um laboratório de letramento técnico-científico do IFSP-SBV em dois projetos de extensão, cujo objetivo foi capacitar professores para desenvolver a educação científica em todos os níveis de ensino. Em um dos projetos, ofertou-se oficinas em instituições de educação básica e ensino superior. No outro, capacitou-se professores de uma escola de tempo integral para orientar projetos de pré-iniciação científica. Começou-se por engajar as escolas da comunidade, a partir da sondagem de necessidades/interesses acerca da temática. Em seguida, desenhou-se o material, adaptando o conteúdo para atender às demandas e ofertou-se as atividades. A avaliação ocorreu a partir da coleta de devolutivas dos participantes em rodas de conversa e formulários online. Foram ofertadas duas oficinas presenciais: na semana de pedagogia em outro campus do IFSP e na semana de tecnologia do IFSP-SBV; e ciclos de oficinas online: duas no canal do YouTube do Laletec e cinco em evento acadêmico de uma pós-graduação em educação científica em uma universidade pública em outro estado. As oficinas abrangeram um público total de aproximadamente 90 pessoas. Na escola de tempo integral, capacitou-se, durante 9 meses, 30 docentes para a orientação de alunos e elaboração de projetos de pré-iniciação científica.

Biografia do Autor

Rosana Ferrareto Lourenço Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - São João da Boa Vista

Professora de Línguas e de Metodologia de Pesquisa

Downloads

Publicado

2024-10-10