CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR DO IFSP, CAMPUS SÃO JOÃO DA BOA VISTA- EDIÇÃO 2022

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar um relato sobre a experiência do Cursinho Pré-vestibular Popular do Instituto Federal de São Paulo, campus de São João da Boa Vista, considerando o público atendido, atividades desenvolvidas e resultados alcançados. A hipótese deste estudo é que a oferta de cursinhos preparatórios para os exames vestibulares e ENEM, quando trazem o enfoque da educação popular, podem obter resultados mais significativos do ponto de vista da formação humana crítica e autonomia do educando, considerando a devida vinculação com os direitos humanos. O projeto logrou êxito no atendimento da demanda de alunos egressos do ensino público, na oferta massiva de aulas de conteúdos diversos e no engajamento de alunos nos exames de término de ensino médio. No entanto, conclui-se que é desejável avançar em um projeto pedagógico de educação popular afim de ampliar e direcionar a oferta formativa disponível a alunos oriundos das classes menos favorecidas.

Palavras-Chaves: Cursinho pré-vestibular; educação popular, ENEM; IFSP

Biografia do Autor

Lucas Labigalini Fuini, IFSP- São João da Boa Vista

É Professor efetivo do Instituto Federal de São Paulo (IFSP)-São João da Boa Vista, onde realiza atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Foi Coordenador de Extensão do IFSP-SBV entre 2021 e 2022. É Coordenador do Curso de Pós-graduação Lato sensu "Especialização em Humanidades" de 2018 a 2021. É docente credenciado no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFSULDEMINAS, campus de Poços de Caldas. Doutor e Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (Área de Concentração em Organização do Espaço) da UNESP-Rio Claro. Tem Especialização em Gestão Educacional pelo Centro Universitário Claretiano e em Computação Aplicada à Educação Básica pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ/NEAD). Graduado em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela UNESP-Rio Claro, Pedagogia (Licenciatura plena) pela Faculdade UNAR/Araras e História (Licenciatura) pelo Centro Universitário Claretiano. Foi Professor Assistente Doutor do Curso de Geografia da UNESP, Campus de Ourinhos, entre 2011 e 2015. Atuou por 7 anos no Magistério público estadual, além de ter lecionado em universidades e escolas privadas. Tem experiência e atua na área de Geografia humana, Educação e Planejamento Territorial. Coordena e participa de projetos regulares de pesquisa da FAPESP. É parecerista de revistas científicas indexadas nacionais e internacionais e é membro do conselho editorial e científico das revistas Geografares, GeoUEL e Caderno Prudentino de Geografia. É membro dos grupos de pesquisa CNPq GETERR, DITER, "Estruturas de Governança e Desenvolvimento" e "Humanidades", sendo líder do último. É autor dos livros "Governança territorial: Conceito, fatos e modalidades" (em co-autoria, Edições Sebrae,2011), e " Território e Competitividade: relações, teorias e aplicações" (Editora Paco, 2015) , além de artigos em revistas Qualis A e Qualis B, artigos em Congressos e eventos científicos nacionais e internacionais e capítulos de livros.

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Publicado

2024-10-10