PRÁTICAS DE LETRAMENTO: QUAIS AS POSSIBILIDADES DE LEITURA DE MUNDO NA ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE?

Autores

  • Ticiane Moreno IFSP
  • Tamiris Macedo dos Santos Silva

Resumo

Esse é um relato crítico de experiência que tem como objetivo identificar as leituras de mundo em adolescentes que estão em estado de vulnerabilidade social e privação socioeconômica no município de Sorocaba, estado de São Paulo. A observação foi gerados a partir de atividades de um projeto de extensão do Instituto Federal de São Paulo do câmpus Sorocaba e, nesse projeto, foram ministradas aulas de letramento crítico e literário para esses mesmos estudantes. A partir de cada aula, a bolsista extensionista produziu relatos de memória e, nos mesmos, estão sendo observados quais são as leituras de mundo que os alunos produzem a partir dos contatos com os textos trabalhados e as dinâmicas realizadas fazendo relações com suas próprias vidas. Nossas observações apontam que as leituras de mundo dos adolescentes estão muito ligadas com a realidade social em que eles vivem -, diretamente relacionada à cultura de periferia e as privações socioeconômicas em contextos capitalistas e neoliberais. A partir das atividades desenvolvidas com textos da cultura popular, hip-hop, histórias indígenas, contos sobre desigualdade social, emergem nos discursos dos adolescentes representações sobre Família, Escola, Identidade, Cultura e Linguagem e Percepções sobre Violência.

Biografia do Autor

Tamiris Macedo dos Santos Silva

Pedagoga formada pelo IFSP/Sorocaba

Downloads

Publicado

2024-10-10