CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: UMA EXPERIÊNCIA COM JOGOS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NUMA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Vinícius Silva Mangueira IFSP
  • Antonio Luis Mometti IFSP
  • Bruno Damiani Fanucchi IFSP
  • Luia Gabriely da Silva Oliveira IFSP

Resumo

Este relato objetiva apresentar reflexões sobre os resultados alcançados com a aplicação de um Projeto de Curricularização da Extensão do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, Campus Guarulhos. Alinhado ao objetivo de desenvolvimento sustentável número 4, Educação de Qualidade, estabelecido pela Agenda Universal 2030 das Nações Unidas, o propósito do Projeto foi o de desenvolver aulas com jogos como recurso didático para o ensino e a aprendizagem de Matemática. Mais de 90 estudantes do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Guarulhos participaram das atividades com vários tipos de jogos educacionais aplicados. Para este relato, optamos por apresentar os resultados da aplicação do jogo  a uma turma de 30 alunos do quarto ano do Ensino Fundamental, com a qual pudemos evidenciar o engajamento, a participação ativa e prazerosa dos estudantes durante o jogo, bem como o desenvolvimento de estratégias para escolher qual das operações era mais adequada para ganhar.

Biografia do Autor

Antonio Luis Mometti, IFSP

Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1994), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo - USP (1997) e Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2007). Atualmente é professor do Instituto Federal de São Paulo - IFSP, Campus de Guarulhos.

Downloads

Publicado

2024-10-10