CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: UMA EXPERIÊNCIA COM JOGOS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NUMA ESCOLA PÚBLICA
Resumo
Este relato objetiva apresentar reflexões sobre os resultados alcançados com a aplicação de um Projeto de Curricularização da Extensão do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, Campus Guarulhos. Alinhado ao objetivo de desenvolvimento sustentável número 4, Educação de Qualidade, estabelecido pela Agenda Universal 2030 das Nações Unidas, o propósito do Projeto foi o de desenvolver aulas com jogos como recurso didático para o ensino e a aprendizagem de Matemática. Mais de 90 estudantes do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Guarulhos participaram das atividades com vários tipos de jogos educacionais aplicados. Para este relato, optamos por apresentar os resultados da aplicação do jogo a uma turma de 30 alunos do quarto ano do Ensino Fundamental, com a qual pudemos evidenciar o engajamento, a participação ativa e prazerosa dos estudantes durante o jogo, bem como o desenvolvimento de estratégias para escolher qual das operações era mais adequada para ganhar.