INTERNACIONALIZAÇÃO: A INTERFACE COM A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

Resumo

RESUMO: O papel da universidade é formar profissionais capazes de liderar mudanças no desenvolvimento social, econômico e cultural de uma sociedade. A universidade que quer marcar presença e ter liderança no campo da educação superior e no desenvolvimento científico e tecnológico tem como imperativo, atualmente, o incremento de suas relações internacionais e interinstitucionais. Nesse sentido a Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARI) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), comprometida com a otimização da internacionalização institucional, promoveu quatro projetos de extensão: a) Western Paraná Herald; b) Heraldo Oeste Paranaense; c) Collaborative online International learning; e d) Buddy Program.

 

Biografia do Autor

Rafael Mattiello, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Possui graduação em Relações Internacionais - Unicuritiba (2003); mestrado em Ciência Política, ênfase Relações Internacionais e Governança Transnacional - Vrije Universiteit Amsterdam/ Unicamp (2006); doutorado em Sociologia Política - Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Foi Professor Visitante na Universitatea Babes Bolyai/Romênia (2017). É Professor Adjunto do Centro de Ciências Sociais Aplicadas do campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná- Unioeste. É vice- líder do Grupo de Pesquisa em Governança Interinstitucional (GPGI-Unioeste). Ocupa atualmente o cargo de Assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Unioeste. Tem experiência na área de Relações Internacionais, Ciência Política e Sociologia com ênfase em Governança Transnacional; Meio Ambiente e Desenvolvimento; Política Verde; Standards e outras certificações ambientais. Atualmente pesquisa também a temática da internacionalização e da mobilidade acadêmica no âmbito das Instituições de Ensino Superiores por intermédio de sua governança interinstitucional.

Naiani Borges Toledo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Graduada em Letras Português/Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2011 a 2014) Campus de Cascavel. Ex pesquisadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, subprojeto de Língua Portuguesa - PIBID (2012 a 2014). Possui o FCE (First Certificate in English, expedido pelo Cambridge ESOL, da University of Cambridge - 2014). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Letras - Área de Concentração: Linguagem e Sociedade, Linha de Pesquisa: Linguagem Literária e Interfaces Sociais: Estudos Comparados - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2017 a 2019). Participa dos grupos de pesquisa Poéticas do Imaginário e Memória (desde 2018); Literatura Brasileira: Sociedade e Mito (desde 2018). É Assessora de Internacionalização da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE desde 2019 por meio do TC n° 09/2019 UGF.

Downloads

Publicado

2021-04-30