HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Resumo
No âmbito escolar, um dos maiores objetivos da alfabetização científica é fazer com que o estudante consiga pensar e avaliar criticamente situações do seu cotidiano. Neste sentido, as atividades lúdicas podem ser exploradas como ferramenta facilitadora para o ensino de ciências na educação básica. As Histórias em Quadrinhos (HDs) possibilitam abordar em linguagem artística (tirinhas), os conceitos de ciências e meio ambiente, podendo corroborar no processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho relata as ações de extensão promovidas no âmbito do projeto de extensão Quimicando do IFSP, visando-se oportunizar o protagonismo de crianças e adolescentes na construção do conhecimento científico. As HQs intituladas ‘amoeba Suzi’ e “vulcão furioso” foram redigidas em linguagem adaptada para a faixa etária das crianças da educação infantil, buscando corroborar para que as crianças entendam que a ciência faz parte do seu cotidiano. Além disso, foi proposta uma HQ para abordar a temática Aquecimento Global, que foi aplicada a alunos do ensino fundamental, visando contribuir para a conscientização ambiental em relação aos impactos envolvidos na geração de energia e em queimadas e desmatamento de florestas.